SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Charlas con la niebla del olvidoElementos de análisis existencial en el pensamiento de Lacan sobre el lenguaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

COSTA, Raul Max Lucas da  y  SILVA, Macla Alice Bezerra de Oliveira. Desejo e regressão na gravidez: uma perspectiva psicanalítica. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-24. ISSN 2316-5197.

Na gravidez, são afetadas e modificadas todas as estruturas que circundam a mulher, sejam elas internas, sejam externas: sua relação com o corpo, com seu companheiro, com sua família, a ligação com filhos anteriores - no caso de multíparas, seu vínculo empregatício - se houver, seus relacionamentos sociais e, finalmente, a relação da gestante com suas elaborações interiores. A partir da união de teóricos eminentes concernentes a esse tema, foram abordados e discutidos influentes elementos subjetivos encontrados nesse período: a regressão da mãe, o aspecto ambivalente de seu desejo, sua constituição feminina e o retorno do filho como equivalente substituto do falo. Harmonizaram-se os escritos clássicos e mais antigos com a utilização de artigos científicos mais recentes, constituindo uma pesquisa de cunho bibliográfico. O presente artigo visa, portanto, abordar o processo gravídico no contexto desenvolvimental, por meio da perspectiva psicanalítica. Objetivou-se construir uma revisão de literatura para aprofundar os conhecimentos que permeiam o período gestacional, dando ao leitor, em um único trabalho, uma visão ampla e coerente dos elementos citados. Destes, pôde-se observar que, apesar de constar em diversas das obras consultadas, o conceito de regressão materna necessita de maiores aprofundamentos teóricos e práticos. Conclui-se que, pelo fato de o período gestacional unir elementos da pré-história da mãe e os somar à sua infância, à sua constituição feminina, ao seu desenvolvimento sexual e à elaboração do seu desejo, a mulher grávida carece de maiores cuidados, que devem exceder o físico e abranger toda sua constituição psíquica.

Palabras clave : Gravidez; Desejo; Regressão; Feminilidade; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License