SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Conversas com a névoa do esquecimentoElementos da analítica existenciária no pensamento de Lacan sobre a linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

COSTA, Raul Max Lucas da  e  SILVA, Macla Alice Bezerra de Oliveira. Desejo e regressão na gravidez: uma perspectiva psicanalítica. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-24. ISSN 2316-5197.

Na gravidez, são afetadas e modificadas todas as estruturas que circundam a mulher, sejam elas internas, sejam externas: sua relação com o corpo, com seu companheiro, com sua família, a ligação com filhos anteriores - no caso de multíparas, seu vínculo empregatício - se houver, seus relacionamentos sociais e, finalmente, a relação da gestante com suas elaborações interiores. A partir da união de teóricos eminentes concernentes a esse tema, foram abordados e discutidos influentes elementos subjetivos encontrados nesse período: a regressão da mãe, o aspecto ambivalente de seu desejo, sua constituição feminina e o retorno do filho como equivalente substituto do falo. Harmonizaram-se os escritos clássicos e mais antigos com a utilização de artigos científicos mais recentes, constituindo uma pesquisa de cunho bibliográfico. O presente artigo visa, portanto, abordar o processo gravídico no contexto desenvolvimental, por meio da perspectiva psicanalítica. Objetivou-se construir uma revisão de literatura para aprofundar os conhecimentos que permeiam o período gestacional, dando ao leitor, em um único trabalho, uma visão ampla e coerente dos elementos citados. Destes, pôde-se observar que, apesar de constar em diversas das obras consultadas, o conceito de regressão materna necessita de maiores aprofundamentos teóricos e práticos. Conclui-se que, pelo fato de o período gestacional unir elementos da pré-história da mãe e os somar à sua infância, à sua constituição feminina, ao seu desenvolvimento sexual e à elaboração do seu desejo, a mulher grávida carece de maiores cuidados, que devem exceder o físico e abranger toda sua constituição psíquica.

Palavras-chave : Gravidez; Desejo; Regressão; Feminilidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License