SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Elements of Existential Analytics in Lacan's Thought about LanguageThe Denial in Issue in Contemporary Psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

ZERBINATI, João Paulo  and  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Horizontes de compreensão acerca das transexualidades: a Psicanálise entre o olhar médico e queer. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

A transexualidade é um aspecto da sexualidade que instiga o avanço compreensivo da própria sexualidade para além da naturalização dos modelos binários para o sexo e gênero. Questão de saúde pública discutida desde sua origem por saberes como a Medicina, Psicologia e Psicanálise. Dessa maneira, a partir de uma revisão sistemática da literatura internacional, o objetivo deste estudo foi apresentar o perfil dos artigos publicados nos últimos 10 anos, tendo o fenômeno da transexualidade investigado a partir da relação com a Psicanálise e psicopatologia. Compreender a vivência transexual sem compará-la aos modelos normativos ao sexo e ao gênero é desafio contemporâneo e necessário para tornar menos rígidos os saberes da Psicologia e Psiquiatria, e principalmente da Psicanálise, assim como demais áreas da saúde e educação cuja práxis emerge ao contato com aspectos da pluralidade afetiva e sexual humana. A Psicanálise, no contexto contemporâneo, é intimada para auxiliar e potencializar a compreensão subjetiva, inclusiva e despatologizantes das transexualidades.

Keywords : Transexualidade; Psicanálise; Psicopatologia; Revisão Sistemática.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License