SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Elementos de análisis existencial en el pensamiento de Lacan sobre el lenguajeLa renegación en cuestión en la Psicoanálisis contemporánea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

ZERBINATI, João Paulo  y  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Horizontes de compreensão acerca das transexualidades: a Psicanálise entre o olhar médico e queer. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

A transexualidade é um aspecto da sexualidade que instiga o avanço compreensivo da própria sexualidade para além da naturalização dos modelos binários para o sexo e gênero. Questão de saúde pública discutida desde sua origem por saberes como a Medicina, Psicologia e Psicanálise. Dessa maneira, a partir de uma revisão sistemática da literatura internacional, o objetivo deste estudo foi apresentar o perfil dos artigos publicados nos últimos 10 anos, tendo o fenômeno da transexualidade investigado a partir da relação com a Psicanálise e psicopatologia. Compreender a vivência transexual sem compará-la aos modelos normativos ao sexo e ao gênero é desafio contemporâneo e necessário para tornar menos rígidos os saberes da Psicologia e Psiquiatria, e principalmente da Psicanálise, assim como demais áreas da saúde e educação cuja práxis emerge ao contato com aspectos da pluralidade afetiva e sexual humana. A Psicanálise, no contexto contemporâneo, é intimada para auxiliar e potencializar a compreensão subjetiva, inclusiva e despatologizantes das transexualidades.

Palabras clave : Transexualidade; Psicanálise; Psicopatologia; Revisão Sistemática.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License