SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17Horizons of understanding on transexualities: the Psychoanalysis between the medical and queer viewWhat Psychoanalysis May Offer to the Subject who Finds Themselves in the Face of their Bodies' Process of Illness?: Considerations about the Listening of the Subject in Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

QUINTELLA, Rogerio. O desmentido em questão na Psicanálise contemporânea. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-24. ISSN 2316-5197.

Situo, neste artigo, a problemática do desmentido na Psicanálise contemporânea, apresentando inicialmente teorizações diversas sobre os sintomas impulsivo-compulsivos e toxicomaníacos supostamente ligados ao desmentido da castração primário e à perversão. Por meio da distinção entre castração e privação, proponho um caminho distinto, aprofundando a ideia de um desmentido da privação contemporâneo que toma a passagem do segundo ao terceiro tempo edipiano como cerne no problema. Avanço buscando demonstrar que eles são respostas ao mandado de gozar na sociedade de consumo, ligado ao desmentido da privação infantil. As mercadorias/latusas pensadas por Marx e Lacan colocam o sujeito em posição de possuidor-objeto diante dos imperativos de gozo. Os sintomas contemporâneos são formas de o sujeito dar um basta nisso, fazendo obstáculo ao gozo do Outro nessa engrenagem, bem diferente da perversão, que visa garantir o gozo do Outro.

Keywords : Contemporaneidade; Desmentido da privação; Desmentido da castração; Perversão; Neurose.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License