SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17O desmentido em questão na Psicanálise contemporâneaO sujeito e o neoliberalismo: uma questão de Economia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

COPPUS, Alinne Nogueira Silva  e  PEREIRA, Patrícia Teixeira. O que pode a Psicanálise diante do adoecimento do corpo?: considerações sobre a escuta do sujeito no hospital. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

Diante do adoecimento, as pessoas normalmente buscam, no saber médico, respostas para suas mazelas. Sendo o hospital uma instituição de tratamento, a internação torna-se uma tentativa de contornar, por meio da ciência, o mal que se apresenta. Para algumas pessoas, o encontro com o adoecimento aparece como uma devastação, fazendo furo na rede de significações em que estas se reconheciam ao longo da vida. Podendo ser indício de um Real inapreensível na linguagem, o adoecer faz emanar sentimentos de angústia. O encontro com o analista no hospital pode ser uma possibilidade para que, diante do que vivencia, o sujeito possa encontrar uma via possível por meio da palavra. Nesse sentido, a proposta deste artigo é discutir o que pode a Psicanálise oferecer ao sujeito que se encontra diante do adoecimento de seu corpo.

Palavras-chave : Psicanálise; Hospital; Adoecimento; Corpo; Sujeito.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License