SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17O sujeito e o neoliberalismo: uma questão de Economia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

PONDE, Cristiana Regina Ferreira de Aguiar  e  PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Os elementos da contratransferência com casos-limite: identificação projetiva, holding analítico, reverie e o trabalho de figurabilidade. Analytica [online]. 2020, vol.9, n.17, pp. 1-24. ISSN 2316-5197.

O presente estudo, que é parte de uma investigação mais ampla sobre os primórdios do psiquismo e a clínica dos casos-limite, tem como objetivo investigar os elementos que compõem a transferência/contratransferência com esses casos. Compreendendo os casos-limite como uma subjetividade marcada por traumas precoces derivados de falhas básicas, busca-se investigar os elementos dos primórdios da vida psíquica que ofereçam subsídios para o manejo da transferência/contratransferência e para a construção de ferramentas que permitam minimizar os impasses vividos na clínica com esses casos. À noção de identificação projetiva, em seu viés clínico, juntam-se as noções de reverie, de díade continente/contido, do espaço potencial e do trabalho de figurabilidade como elementos que compõem a situação analítica e ampliam o alcance da contratransferência para dimensões mais primitivas do psiquismo.

Palavras-chave : Contratransferência; Casos-limite; Identificação projetiva; Reverie; Figurabilidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License