SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Contar histórias na Casa dos Cata-Ventos: um convite à escrita e à leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

MENDES, Rita de Cássia Cardoso da Silva; PARAVIDINI, João Luiz Leitão  e  NEVES, Anamaria Silva. A clínica e a "peste psicanalítica" na contemporaneidade. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

Este ensaio busca analisar o estatuto criativo da clínica psicanalítica e, para tal, resgata como operador da discussão a dimensão crítica da "peste psicanalítica", deflagrada no século XX. O que temos acompanhado e o que se prenuncia com pertinaz constância é o risco de morte da própria Psicanálise, uma vez que sua teoria e prática colocam em cheque as novas formas de subjetividade contemporânea, assim como houvera realizado perante o sujeito da modernidade. Como pesquisadores do saber e fazer psicanalíticos, temos testemunhado como a Psicanálise tem enfrentado os desafios impostos pela contemporaneidade. Para isso, recuperou-se a origem da "peste psicanalítica", seus reflexos na contemporaneidade e as contingências enfrentadas pela clínica atual, amparadas no tripé laço social, desejo e subjetividade. Por fim, algumas questões reflexivas se impuseram perante o questionamento de Lacan: "O que faz um analista?", fazendo reverberar as considerações sobre o potencial e a "vocação heurística da Psicanálise" que favorece a reinvenção de si mesma.

Palavras-chave : Psicanálise; Clínica; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License