SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18La Clínica y la "peste psicoanalítica" en la contemporaneidadDetección de riesgo con la primera infancia: regla, ley e imposible índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

GAGEIRO, Ana Maria  y  ROCHA, Marina Gregianin. Contar histórias na Casa dos Cata-Ventos: um convite à escrita e à leitura. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-16. ISSN 2316-5197.

O presente escrito surge a partir da experiência da Casa dos Cata-Ventos. Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão que oferece, desde 2011, uma proposta de intervenção com a infância e a adolescência apoiada na ética psicanalítica. Um lugar para brincar, conversar e contar histórias no município de Porto Alegre/RS, situado em um contexto marcado pelas desigualdades sociais e raciais. A pesquisa aborda os desdobramentos clínicos e políticos da oferta dos livros e das letras, disparada a partir da oficina de Contação de Histórias, dos empréstimos de livros e da construção de um ambiente letrado, nomeados pelas crianças como livração.

Palabras clave : Psicanálise; Casa dos Cata-Ventos; Contação de histórias; Escrita e leitura.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License