SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Marx, Freud, Lacan e a política: da Teoria Crítica à Escola Eslovena de PsicanáliseO gozo, a substância lacaniana e o corpo incorpóreo: or about the Lacanian Substance and the Incorporeal Body índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SANTOS, Natália De Toni Guimarães dos  e  ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. Novas nuances da maternidade: a busca de um novo equilíbrio. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

O conceito de preocupação materna primária, cunhado por Donald Winnicott nos anos 1960, refere-se a um estado de profunda sintonia entre a mãe e o seu bebê nos primeiros tempos de vida, implicando no esmaecimento temporário dos investimentos pessoais dela em prol da profunda identificação com as necessidades emocionais do bebê. Nossa questão neste artigo, então, consiste em como, no contexto sociocultural atual, especialmente nas classes médias, o estabelecimento desse estado materno delicado ocorre. Observamos que o aumento das demandas sociais sobre a mulher, principalmente com relação a investimentos profissionais, em comparação ao que tínhamos quando o referido conceito foi criado, traz repercussões para a experiência materna, conferindo novas nuances ao estado de preocupação materna primária.

Palavras-chave : Preocupação materna primária; Maternidade; Atualidade; Feminilidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License