SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Novas nuances da maternidade: a busca de um novo equilíbrioPsicanálise e matriciamento: novos horizontes à ética do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

MOHR, Allan Martins. O gozo, a substância lacaniana e o corpo incorpóreo: or about the Lacanian Substance and the Incorporeal Body. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-16. ISSN 2316-5197.

A partir da pergunta sobre o gozo, este artigo tenciona elaborar um percurso de estudo para compreender o referido conceito no ensino lacaniano, mais propriamente em dois momentos de sua construção, a saber: o ano letivo de 1966-1967 e o ano letivo de 1972-1973. Com essa proposta em mente, o objetivo deste trabalho é apreender o conceito de gozo em sua relação íntima com as noções de substância e de corpo incorpóreo. Além disso, percorrer brevemente uma tentativa de entendimento acerca do gozo do Outro e do gozo fálico. Ao final, pode-se afirmar que o conceito de gozo não pode ser reduzido à pulsão freudiana, pois tem características tais quais a ousia aristotélica, pode ser lido a partir da luta do mestre e escravo hegeliana, pode ser vinculado à ideia do gozo de Deus e sua substância se distingue das substâncias cartesianas - coisa pensante, coisa extensa e coisa divina.

Palavras-chave : Psicanálise; Gozo; Corpo; Substância gozante.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License