SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18O gozo, a substância lacaniana e o corpo incorpóreo: or about the Lacanian Substance and the Incorporeal BodySobre o Unheimlich: entre a Literatura e a realidade da mÝdia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

MICHELS, Róger de Souza. Psicanálise e matriciamento: novos horizontes à ética do desejo. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

Do encontro entre Psicanálise e saúde pública, emergem distintos desafios e criações. Considera-se que, entre distintas funções, o psicanalista agrega valor aos serviços multidisciplinares a partir da transmissão de sua ética. Assim, o presente estudo analisou as potencialidades da ética da Psicanálise, combinada ao apoio matricial em saúde pública. A partir de bases teóricas, foi definida a ética da Psicanálise para que, posteriormente, fossem apontadas as confluências entre esta e o apoio matricial. Concluiu-se que a ética da Psicanálise é combinável ao apoio matricial, haja vista que ambos os dispositivos permitem a transmissão de saberes conforme a iniciativa multidisciplinar.

Palavras-chave : Ética da Psicanálise; Apoio matricial; Saúde pública.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License