SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Psicanálise e matriciamento: novos horizontes à ética do desejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

BARTIJOTTO, Juliana. Sobre o Unheimlich: entre a Literatura e a realidade da mÝdia. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.18, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

O presente artigo tem como objetivo abordar o Unheimlich, um conceito sobre o retorno do recalcado proposto por Freud. Para ilustrß-lo, utilizo algumas obras literßrias (O homem de areia; O estrangeiro; Bartleby, o escrivNo) e o funcionamento da imagem na mÝdia. A foto de Aylan Kurdi, uma crianša sÝria encontrada morta em 2015, serviu como imagem-referrncia para esbošar o funcionamento do Unheimlich na realidade da mÝdia. Essa foto viralizou, causando grande repercussNo, fazendo com que ganhasse o prrmio de melhor foto do ano, eleita o sÝmbolo da crise dos refugiados. A partir da anßlise das obras literßrias e da imagem, extraÝ que o Unheimlich Ú um despertador de ang?stia que pode emergir no particular, mas, tambÚm, de modo coletivo (modo que implica o estatuto do discurso e da ideologia), uma vez que esse estranho-familiar Ú de ordem estrutural que emerge na relašNo do sujeito com o Outro. Constato, assim, que o processo de identificašNo e de interpelašNo ideol?gica sustenta a emergrncia do Unheimlich, tocando o inconsciente (recalcado) e causando ang?stia (inquietante estranheza), tanto na Literatura quanto em imagens de barbßrie que circulam atualmente na mÝdia.

Palavras-chave : MÝdia; Foto; Literatura; Inconsciente; Ideologia; Unheimlich.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License