SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Literatura e Psicanálise: sobre a perversão em um conto machadiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

FREIRE, Ana Beatriz  e  LIMA, Fernanda Mara da Silva. A voz em Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson e James Joyce. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-20. ISSN 2316-5197.

Este artigo apresenta a particularidade da voz como causa e efeito do sujeito, sendo um objeto que resta das operações lógicas de constituição do sujeito. No entanto, é possível que a extração de objeto não se efetive, deixando o sujeito demasiadamente próximo a ele. Também aborda a constituição do sujeito a partir das primeiras marcas de gozo no corpo do infans. Trata-se de lalangue, que, não por acaso, é dita materna. A partir da proposição de que a homofonia é o modo pelo qual, por meio do fonema, articulam-se letra e voz com a destituição do sentido, será apresentado o testemunho do trabalho com a homofonia por parte de três escritores: Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson e James Joyce. A hipótese defendida é de que um certo saber-fazer com lalangue possibilitaria ao sujeito a modulação do objeto voz, não extraído.

Palavras-chave : Psicanálise; Voz; Lalangue; Escritores; Homofonia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License