SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue19The Voice in Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson and James JoyceWinnicott's Apophatic Approach toward the Self and its Clinical Implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

BEZERRA FILHO, Arnaldo Rodrigues. Literatura e Psicanálise: sobre a perversão em um conto machadiano. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-15. ISSN 2316-5197.

Neste trabalho faz-se um estudo psicanalítico de um conto de Machado de Assis, "A causa secreta", com base na teoria lacaniana. Procurou-se articular com a Psicanálise o que o próprio contista mostra em sua narrativa sensível à observação do comportamento e da subjetividade humana. Assim, foi sublinhado na história alguns elementos significativos que podem ser referência para a compreensão da trama exposta, como a ação perversa sádica de um dos personagens em relação aos circunstantes. Destacaram-se as noções de significante puro e gozo, assim como a psicodinâmica que envolve o núcleo de uma ação sádica. Viu-se que a estranha reação prazerosa do protagonista sádico não se limitava à expressão da dor do outro, mas tinha ligação com sua estrutura subjetiva marcada pela incidência do significante puro.

Keywords : Psicanálise; Literatura; Perversão; Sadismo.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License