SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Literatura y psicoanálisis: sobre la perversión sádica en un cuento de Machado de AssisMetapsicologia do capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

JAVERA, João Pedro  y  SAFRA, Gilberto. O apofatismo winnicottiano a respeito do self e suas implicações clínicas. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-22. ISSN 2316-5197.

O self aparece na obra de Donald Winnicott (1896-1971) como um dos elementos centrais de sua Antropologia, e o respeito ao seu caráter inapreensível e paradoxal definirá uma postura ética e uma perspectiva clínica próprias. Segundo a leitura proposta neste artigo, o psicanalista inglês tratou o self humano apofaticamente, uma vez que assinala que jamais podemos conhecê-lo, a não ser de maneira indireta, ou ainda, por meio do brincar no "espaço potencial". O artigo se detém especificamente às reverberações que tal compreensão antropológica traz para o uso da ferramenta interpretativa no encontro clínico e para a epistemologia do campo psicanalítico.

Palabras clave : Self; Psicanálise; Epistemologia; Winnicott; Apofatismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License