SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O apofatismo winnicottiano a respeito do self e suas implicações clínicasLacan e Butler: uma conversa possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

PAVON-CUELLAR, David  e  FONSECA, Tradução: Thales. Metapsicologia do capitalMetapsicología del capital. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-15. ISSN 2316-5197.

Ao observar que existem configurações psíquicas inerentes ao sistema capitalista, aceita-se a tese geral de que o capitalismo é também uma determinada forma de psiquismo. Essa ideia justifica não só a análise direta do capitalismo pelos estudiosos do psiquismo, mas também a elaborada teoria do psiquismo vislumbrada na teoria do capitalismo que Marx nos oferece. Ao examinar as elaborações teóricas de Marx em torno do psiquismo, consegue-se distinguir dois níveis, um psicológico e outro que se denominará metapsicológico, para precisar que se estende mais além do psicológico, transbordando-o, transcendendo-o, constituindo-o e explicando-o. É assim que se pode chegar a enunciar a existência de uma metapsicologia do capital, na qual se encontram alguns dos principais aspectos definidores do âmbito metapsicológico em Freud, entre eles o fato de constituir um inconsciente concebido como sistema psíquico e localização lógica no psiquismo. Perceber-se-á como esse âmbito metapsicológico do inconsciente pode servir, tanto em Marx como em Freud, para explicar e demarcar a esfera psicológica da consciência e, por meio dela, de modo indireto, elucidar o que ocorre nos cumes metafísicos da religião e da mitologia.

Palavras-chave : Metapsicologia; Capitalismo; Psicanálise; Freud; Marx.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License