SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Lacan e Butler: uma conversa possívelA questão da identificação em O estádio do espelho e sua relação com a alteridade em Jacques Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

HELSINGER, Natasha Mello. "Batizados na pia da vida": o segundo nascimento na experiência trans. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-33. ISSN 2316-5197.

Considerando que o segundo nascimento aparece, em diversos depoimentos, como uma marca da mudança da condição de gênero, o artigo tem como enfoque investigar o caráter antinormativo da experiência trans. Para tanto, discutiremos como a emergência do sujeito se dá por meio do registro alteritário, a partir das contribuições de Freud e Butler para, em seguida, pensar como o assujeitamento é uma experiência normativa, o que implicará em analisar como a atribuição de gênero é marcada pelo binarismo de gênero e a heterossexualidade compulsória. A partir da noção de autoengendramento, sustentaremos que a renomeação - a partir da qual o sujeito refunda sua origem - contraria o sistema normativo de nomeação que lhe constituiu e, consequentemente, o modelo de família como origem. É nesse ponto que indicaremos uma possível dimensão de risco, na medida em que, ao interpelar o registro alteritário que o nomeou, o sujeito pode se deparar com a iminência de perda do outro, sobretudo em nossa sociedade transfóbica, o que torna a alteridade crucial para que essa vida que "renasce" seja uma vida vivível.

Palavras-chave : Experiência trans; Norma; Gênero; Origem; Autoengendramento.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License