SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19"Batizados na pia da vida": o segundo nascimento na experiência transEducação inclusiva: (im)passes contemporâneos a partir da óptica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SCARANO, Renan Cota Valle  e  PERTILE, Giovani Henrique. A questão da identificação em O estádio do espelho e sua relação com a alteridade em Jacques Lacan. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-21. ISSN 2316-5197.

O presente texto faz uma abordagem da questão da identificação na obra O estádio do espelho, publicada em 1949 por Jacques Lacan, relacionando tal momento ao surgimento da alteridade. Primeiramente, apresentam-se explanações sobre o conteúdo do texto; em seguida, abordam-se os conceitos de alteridade (pequeno outro e grande Outro). Em Lacan, o sujeito é entendido em seu contexto, sua personalidade forma-se com o contato das figuras presentes no meio em que vive. O Estádio do Espelho também é explanado em discussão psicanalítica, as três fases do estádio e o significado para Lacan de tal conceito. Em seguida, discorre-se sobre a questão do pequeno outro e do grande Outro na constituição do sujeito, abordando o papel da linguagem na relação de alteridade.

Palavras-chave : Lacan; Sujeito; Alteridade; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License