SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19"Reconhecer é amar"?: Algumas reflexões psicanalíticas sobre o reconhecimento de paternidade no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

JOSE, Juliane Nunes  e  SANTOS, Kátia Alexsandra dos. Violência contra as mulheres: questões do feminino na/para a Psicanálise. Analytica [online]. 2021, vol.10, n.19, pp. 1-28. ISSN 2316-5197.

A presente pesquisa procura estabelecer diálogo entre as áreas da Psicanálise e os estudos de gênero, no que tange à violência contra as mulheres. O objetivo consistiu em identificar de que forma a Psicanálise vem abordando a temática, a partir da discussão de autores/as contemporâneos e também por meio de entrevistas com psicanalistas do município de Irati-PR sobre seus atendimentos clínicos com mulheres em situação de violência. Debatemos como os estudos psicanalíticos sobre a temática, em sua maioria, caminham para uma patologização do fenômeno, localizando-o no sujeito. A partir das entrevistas com psicanalistas, discutimos como os casos chegam à clínica; o trabalho com a linguagem para que as situações de violência sejam nomeadas; os processos de enfrentamento que ocorrem por parte das mulheres; e a relação da teoria e técnica psicanalítica acerca do atendimento a mulheres em situação de violência. Por fim, defendemos uma leitura e intervenção psicanalítica compromissada com o social, pois somente por essa via é possível, de um lado, produzir mudança de posição subjetiva e não agir de forma a coadunar com um discurso de manutenção do sistema patriarcal.

Palavras-chave : Violência contra as mulheres; Psicanálise; Violência doméstica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License