SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Anguish and Somatization in Times of PandemicEffects of capitalist discourse: reflections on violence today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

SILVA, Nara Pillar Maia Couto e  and  BARROS, Rogério de Andrade. Anorexia em histéricas: o desejo em questão. Analytica [online]. 2022, vol.11, n.20, pp. 1-17. ISSN 2316-5197.

Este trabalho objetiva compreender a especificidade da construção sintomática da anorexia mental em histéricas, partindo da constituição do desejo na concepção da psicanálise de orientação lacaniana. Para isso, foi trazido o conceito de desejo e sua relação com o Outro, identificando no sintoma anoréxico a recusa como sua mais aparente manifestação. Em seguida, apontamos as nuances presentes na anorexia mental, que se apresentam difíceis de serem submetidas a um processo de análise, configurando-se como sintoma espesso, afeito ao imaginário do corpo, distanciado do circuito da linguagem e da ordem simbólica. Concluímos que a psicanálise de orientação lacaniana traz a especificidade da anorexia localizada em um campo mais complexo que a ilusão imaginária, sendo dadas, dessa forma, indicações clínicas a partir da inserção possível da divisão subjetiva no processo de análise.

Keywords : Anorexia mental; Histéricas; Desejo; Divisão subjetiva.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License