SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Efectos del discurso capitalista: reflexiones sobre la violencia hoyLo ominoso, la literatura fantástica y la teoría psicoanalítica de la angustia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

MEDEIROS, Gabriel Silva  y  ALCANTARA, Patrícia Ferreira. A noiva do Diabo: a psicanálise entre o cinema e a história. Analytica [online]. 2022, vol.11, n.20, pp. 1-19. ISSN 2316-5197.

O presente artigo toma por objeto o filme A noiva do Diabo, de Saara Cantell, baseado nos julgamentos das bruxas de Aland, na Finlândia, em 1666, sob uma perspectiva lacaniana em interface com a historiografia. Este trabalho visa a estabelecer pontos de interlocução entre obra cinematográfica, fatos históricos e o Zeitgeist medieval. A produção artística, para Freud e Lacan, sempre permitiu entrever o objeto de uma maneira distinta. A pesquisa foi do tipo qualitativa, via método exploratório e revisão bibliográfica de artigos, livros e textos em psicanálise e História. Inicialmente, foram tecidas considerações sobre a noção de heresia, que se opõe ao "para todos" como proposição universal. Com a óptica analítica, foram avaliados certos procedimentos jurídicos da Igreja contra os ditos hereges. Além disso, revisitou-se fragmentos de documentos históricos, com o fim de trazer a lume estruturas misóginas próprias da subjetividade inquisitorial. Para tanto, recorreu-se às categorias significante-significado, à cinematografia - no que ela joga com um real ao projetar em tela - e à dialética entre o criador e sua obra, tratada por Lacan quando aborda, no seminário da Ética, o catarismo. Posteriormente, considerando-se a tábua da sexuação, foi examinada a questão do gozo feminino, temática presente no filme e sinalizadora de uma alteridade veementemente rechaçada no curso dos tempos. Por fim, considerou-se algumas passagens do Malleus Maleficarum, concluindo-se que o real do gozo e da pulsão se fazem elementos trans-históricos, ao passo que a história, como construção significante, aproxima-se da verdade. O ódio às mulheres, constantemente reiterado no livro O martelo das bruxas, reflete a defesa do tout homme contra a singularidade do sintoma.

Palabras clave : Noiva do Diabo; Psicanálise; Cinema; História.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License