SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Terraplanismo: perspectivas psicanalíticas de um movimentoLiteratura e Psicanálise: sobre a perversão em um conto machadiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SANGLARD, Heitor Soares; CALZAVARA, Maria Gláucia Pires  e  MACHADO, José Roney de Freitas. Transmissão psíquica em Freud, Lacan e René Kaës: aproximações e distanciamentos. Analytica [online]. 2022, vol.11, n.20, pp. 1-19. ISSN 2316-5197.

Neste artigo, buscou-se entender como o conceito de transmissão psíquica aparece nas obras de Freud, Lacan e René Kaës, de forma a encontrar, nesses três autores, aproximações e distanciamentos em suas formulações sobre o tema. A partir de uma pesquisa bibliográfica pelas principais obras de tais autores, é consensual a importância das identificações e das vias narcísicas como mecanismos privilegiados de transmissão psíquica. Do mesmo modo, verificou-se que a essência da condução do tratamento conduz para a mesma direção: a assunção de um desejo, nas palavras de Freud e Lacan, ou que o sujeito se torne beneficiário de suas heranças psíquicas, nas palavras de Kaës. Como distanciamentos, destacou-se que Freud e Lacan se debruçaram mais sobre os conteúdos integrativos da transmissão, enquanto Kaës propôs avanços sobre os conteúdos negativos, bem como refinamentos sobre alguns conceitos. Considerou-se, enfim, a transmissão psíquica um importante operador facilitador da clínica psicanalítica contemporânea.

Palavras-chave : Transmissão psíquica; Psicanálise; Freud; Lacan; Kaës.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License