SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Transmissão psíquica em Freud, Lacan e René Kaës: aproximações e distanciamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

BEZERRA FILHO, Arnaldo Rodrigues. Literatura e Psicanálise: sobre a perversão em um conto machadiano. Analytica [online]. 2022, vol.11, n.20, pp. 1-12. ISSN 2316-5197.

Neste trabalho faz-se um estudo psicanalítico de um conto de Machado de Assis, "A causa secreta", com base na teoria lacaniana. Procurou-se articular com a Psicanálise o que o próprio contista mostra em sua narrativa sensível à observação do comportamento e da subjetividade humana. Assim, foi sublinhado na história alguns elementos significativos que podem ser referência para a compreensão da trama exposta, como a ação perversa sádica de um dos personagens em relação aos circunstantes. Destacaram-se as noções de significante puro e gozo, assim como a psicodinâmica que envolve o núcleo de uma ação sádica. Viu-se que a estranha reação prazerosa do protagonista sádico não se limitava à expressão da dor do outro, mas tinha ligação com sua estrutura subjetiva marcada pela incidência do significante puro.

Palavras-chave : Psicanálise; Literatura; Perversão; Sadismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License