SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Universal, particular and singular: psychoanalysis and politicsThe clinical case as an index of power in clinic and transmission in psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Clínica & Cultura

On-line version ISSN 2317-2509

Abstract

PAVON-CUELLAR, David. Comunismo e psicanálise diante do tema do sistema capitalista neoliberal. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.1, pp. 24-36. ISSN 2317-2509.

Esclareço minhas diferentes posições ante a psicanálise e o comunismo, concebendo o primeiro como um meio e o segundo como um fim, embora um fim que também é um caminho, uma prática e sua teoria e a subjetividade subjacente. Recorro a Badiou para defender a tese de que as visões comunistas e psicanalíticas, vinculadas respectivamente com as figuras modernas de Marx e Freud, oferecem opções alternativas à modernidade capitalista e à subjetividade que corresponde ao neoliberalismo. Embora, examinando algumas representações desta subjetividade, eu concluo que elas mesmas constituem produtos de um pensamento ideológico neoliberal que deve ser criticado com argumentos como os que obtemos das teorias marxistas e freudianas. Isto me aproxima criticamente Foucault, Dejours, Guinsberg, Lazzarato, Han, Dardot e Laval, e Chandler e Reid.

Keywords : capitalismo; comunismo; psicoanálisis; marxismo; Marx; Freud; capitalismo; comunismo; psicanálise; marxismo; Marx; Freud.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License