SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Comunismo y psicoanálisis ante el sujeto del sistema capitalista neoliberalEl poder y el cuerpo detrás del texto: metodología en psicoanálisis política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Clínica & Cultura

versión On-line ISSN 2317-2509

Resumen

PAULON, Clarice Pimentel. O caso como índice de poder na clínica e na transmissão em psicanálise. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.1, pp. 37-50. ISSN 2317-2509.

Apresentaremos as relações entre sujeito e poder na transmissão da psicanálise. Partiremos da dicotomia das ciências humanas entre técnica e teoria que produz enunciados que restringem a circulação de poder. Essa divisão produzirá efeitos discursivos autoritários que iremos nomear de autoritarismo do clínico. Proporemos uma forma de suturar essa dicotomia com a narrativa enquanto método para a construção das ciências humanas, tomando como exemplo a escrita de casos. Nomearemos essa prática de autoridade da clínica. Essa proposta vai ao encontro do que Lacan (1958/1998) enunciou em A direção do tratamento e os princípios do seu poder, quando mostrou as relações de poder na clínica e seu possível manejo: a crítica não aponta à exclusão do poder, mas sua transferência à palavra. Discutiremos as diferenças entre autoridade e autoritarismo dos casos entendidas como material para transformação ou estabelecimento das relações de poder na clínica e das relações de poder na transmissão da psicanálise.

Palabras clave : transferência; transformação; poder; caso clínico; transmissão da psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License