SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O poder e o corpo por trás do texto: metodologia na psicanálise políticaQueimar Desertos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Clínica & Cultura

versão On-line ISSN 2317-2509

Resumo

BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Máscaras do Conservadorismo em Psicanálise e Possíveis Antídotos. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.1, pp. 64-77. ISSN 2317-2509.

A teoria e a prática psicanalítica costumam ser subjugadas e manietadas por formas de conservadorismo suscetíveis de incidir nos âmbitos ontológico, epistemológico, teórico, metodológico, clínico e político. Desta forma, não apenas se afastam dos seus fundamentos, como se tornam pouco úteis para o enfrentamento de desafios ético-políticos contemporâneos. Para prevenir esse risco, sugere-se uma dupla estratégia: a retomada rigorosa dos fundamentos da psicanálise e o recurso à etnopsicanálise, esta última entendida como uma disciplina complementar à primeira, pois pode contribuir para que a categoria de alteridade não seja reduzida a um mero conceito esvaziado da diversidade étnica e desatento à multiplicidade de agências.

Palavras-chave : Psicanálise e Política; Conservadorismo; Psicanálise-Metodologia; Etnopsicanálise; Etnopsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License