SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Convertirse en negro y el rostro público y colectivo del dueloVidas más pequeñas, política de intensidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Clínica & Cultura

versión On-line ISSN 2317-2509

Resumen

ALONSO, Silvia Leonor. Feminismos, psicanálise e política. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.1, pp. 101-111. ISSN 2317-2509.

O artigo procura examinar as inter-relações entre Psicanálise e feminismos. Afirma a importância de falar em feminismos, reconhecendo essa pluralidade tanto ao longo do tempo quanto na atualidade. Uma síntese da história das “ondas” feministas permite situar o momento a partir do qual se torna possível a conversa entre Psicanálise e feminismos. O texto avança mostrando essa conversa de ambas as perspectivas. Ao mesmo tempo, vai apontando algumas articulações com o campo político. Termina levantando algumas interrogações sobre o tema no momento atual, alertando para a possibilidade de retorno a uma “substancializacão” ou “naturalização” no que se refere às mulheres, o que poderia deixá-las novamente no lugar de frágeis, desprotegidas e sem desejo.

Palabras clave : Feminismos; psicanálise; naturalização; gênero; política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License