SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2La escucha psicoanalítica en contextos de crueldadLa locura y el arte: caminos desviados de la construcción política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Clínica & Cultura

versión On-line ISSN 2317-2509

Resumen

IMBRIZI, Jaquelina Maria. Arte e sonho como aliados nas pesquisas com juventudes. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp. 34-48. ISSN 2317-2509.

O que sonham juventudes que sofrem com a violação de seus direitos sociais? O objetivo do artigo é apresentar as narrativas produzidas em dois projetos que se inspiraram em Manoel de Barros para construir um método que visasse a aproximações com os participantes da pesquisa de maneira a compartilhar seus sonhos e, assim, comungar existências e experiências advindas de seus respectivos lugares de pertença. A produção onírica e a arte foram consideradas aliadas para a construção de procedimentos de pesquisa e para o encontro entre pesquisadoras, orientadora e jovens no sentido de construir conhecimentos comuns. A ênfase no trabalho árduo e criativo presente na elaboração psíquica que produz o pensamento onírico revela as relações do sujeito com as figuras de poder em seu tempo histórico e é nessa toada que a autora do artigo exercita a escrita das possíveis articulações entre Psicanálise e Política.

Palabras clave : sonhos; juventude; processo criativo; violação de direitos; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License