SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Madness and Art: deviant ways of political constructionColonial malaise: racism and psychic suffering in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Clínica & Cultura

On-line version ISSN 2317-2509

Abstract

CABRERA PEREZ, Pablo. Violência do Estado, memória e ética: o tratamento do próximo. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp. 65-81. ISSN 2317-2509.

Este documento aborda uma reflexão teórica sobre o tratamento do outro que tem como pano de fundo uma pesquisa contínua que reconstrói histórias de vida de civis e ex-militares que ajudaram a perseguir politicamente na ditadura civil-militar chilena (1973-1989). Estas histórias testemunham uma memória que foi relegada da narrativa oficial, mesmo se considerarmos a história das vítimas, bem como o que esta memória mostra ancorada em testemunhos e biografias silenciadas: Em meio ao terror da ditadura, foram produzidas formas do vínculo social, subjetividades e resistências que explicam a dimensão ética do vínculo e a relação com o outro, ou seja, formas do vínculo que a ditadura militar tentou fechar, da mesma forma que hoje, o ideal neoliberal individualista, indica essa forma do vínculo como pertencente a outra era passada e inexistente. Com base nessas conclusões preliminares, questionamos o valor da memória, o trabalho de pensamento e o lugar da ética a partir das perspectivas da psicanálise, bem como algumas abordagens da filosofia política no contexto da atual sociedade chilena.

Keywords : Ditadura; violência; laço social; próximo; ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License