SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2State violence, memory and ethics: the treatment of neighborMemory and Childhood: Thoughts on Residential Home Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Clínica & Cultura

On-line version ISSN 2317-2509

Abstract

FAUSTINO, Deivison. O mal-estar colonial: racismo e o sofrimento psíquico no Brasil. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp. 82-94. ISSN 2317-2509.

Com o presente paper objetivo explicitar a relevância do tema "racismo" para a abordagem da subjetividade no Brasil, em particular, e da América Latina, em geral. O desafio que se confronta aqui é o de equacionar as dimensões coloniais da sociabilidade contemporânea, seus fantasmas não elaborados e as suas implicações para a subjetividade de negros e brancos. Tomando como ponto de partida a produção intelectual de Frantz Fanon, Lélia Gonzales e György Lukács estabeleço um diálogo aproximativo entre a sociologia e psicanálise de modo a oferecer uma análise crítica, situada ao Sul global da sociedade capitalista, que reconheça o racismo como determinante social de sofrimento psíquico e, sobretudo, se implique na busca por dispositivos políticos, clínicos e pedagógicos que atuem no sentido de promoção de uma saúde mental em uma perspectiva antirracista.

Keywords : sociogenia; psicanálise; racismo; sofrimento psíquico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License