SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Colonial malaise: racism and psychic suffering in BrazilPublic children, private adults: Talk about childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Clínica & Cultura

On-line version ISSN 2317-2509

Abstract

MARCHANT, Matias. Memória e Infância: Reflexões sobre o Acolhimento Institucional. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp. 95-107. ISSN 2317-2509.

No presente artigo se fará uma reflexão sobre as características dos abrigos institucionais, tendo como ponto de partida a nossa experiência de trabalho com crianças acolhidas institucionalmente no sistema de proteção chileno, bem como se discute sobre as razões pelas quais a institucionalização prolongada tem efeitos negativos sobre todas as áreas de desenvolvimento de uma criança. Deste modo, propõe-se mostrar que, do ponto de vista psicanalítico, a história subjetiva e a memória das crianças acolhidas são habitualmente arrancadas ou apagadas, processo este que está na base das violações de direitos que se produzem dentro dos centros residenciais. A proposta deste trabalho é mostrar que as crianças devem ser entendidas como sujeitos de memória, pois se compreende que tal entendimento pode ajudar a melhorar as práticas de cuidados nos alojamentos residenciais.

Keywords : Infância; memória; cuidados alternativos; proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License