SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Crianças públicas, adultos privados: Falar da infânciaMemória, (des)memória, in memorian: nota geral sobre a noção de traumático em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Clínica & Cultura

versão On-line ISSN 2317-2509

Resumo

ESTEVAO, Ivan  e  PRUDENTE, Sérgio. Psicanálise e sujeito neoliberal: "logo, toda sua psicanálise caberá dentro de uma pílula". Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp. 122-140. ISSN 2317-2509.

Esse artigo tem como objetivo discutir sobre o estatuto da concepção lacaniana de sujeito dentro de um modelo neoliberal. Parte de uma introdução que situa certas questões da relação do sujeito com a realidade, fazendo uma análise parcial do filme Matrix. Em seguida, circunscrevemos o conceito lacaniano de sujeito e suas características para depois localizar as condições da construção de uma subjetividade neoliberal, tendo como operador a discussão em torno do jogo Monopoly. Isso feito, caminha-se para as consequências da articulação entre o conceito de sujeito e a subjetividade neoliberal, que além de possibilitar uma sociedade narcísica cínica e individualista, ainda faz uma elisão do afeto da vergonha. O retorno da vergonha na sociedade atual pode ser o motor para o fenômeno de certos suicídios da atualidade.

Palavras-chave : Psicanálise; sujeito; Lacan; subjetividade; neoliberalismo; vergonha.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License