SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Influência da idade no teste de Memória Visual de Trânsito (MVT)Relato de um toxicômano: não existe resposta simples face à adictologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Sul-Americana de Psicologia

versão On-line ISSN 2318-650X

Resumo

MIGUEL, Fabiano Koich; OGAKI, Henrique Abe; INABA, Clara Maki  e  RIBEIRO, Daniela de Oliveira. Percepção emocional e inteligência: Contribuições para o modelo CHC. Rev. Sul-Am. Psicol. [online]. 2013, vol.1, n.1, pp. 36-47. ISSN 2318-650X.

O objetivo desta pesquisa foi estudar a relação entre um teste de percepção de emoções, uma área da inteligência emocional, e testes de raciocínio verbal e abstrato. Os três são testes de desempenho com respostas corretas. Participaram 347 pessoas, sendo 75,79% do sexo feminino. Os escores dos três instrumentos foram analisados pela teoria clássica dos testes e pelo modelo de Rasch. As correlações foram significativas e semelhantes para as duas formas de mensuração, com a pontuação geral de percepção emocional se correlacionando moderadamente com raciocínio verbal (r=0,38) e raciocínio abstrato (r=0,36). Os escores fatoriais de percepção emocional tenderam a se correlacionar da mesma maneira, embora com índices levemente mais baixos. Os resultados sugerem coerência com o modelo de inteligência de três camadas (CHC), que propõe o reconhecimento emocional como uma das capacidades do conhecimento específico (Gkn)

Palavras-chave : inteligência emocional; avaliação psicológica; validade do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License