SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6"Foi o Estado": O caso dos jovens desaparecidos de Ayotzinapa e a crise política no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

DOMINGUES-LOPES, Rita de Cássia; OLIVEIRA, Assis da Costa  e  BELTRAO, Jane Felipe. O lúdico em questão: brinquedos e brincadeiras indígenas. Desidades [online]. 2015, vol.6, pp. 25-39. ISSN 2318-9282.

O trabalho versa sobre brinquedos, ou melhor, utensílios lúdico-infantis, encontrados no acervo etnográfico do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, da Universidade Federal do Pará, e também no relato etnográfico sobre as brincadeiras de crianças pertencentes ao povo Xikrín. Os brinquedos são tomados como modos particulares de apropriação de objetos utilizados pelas crianças no quotidiano de cada sociedade, desempenhando muitas vezes uma tripla tarefa: divertir, educar e construir as representações e os modos de socialização das crianças. Por outro lado, o ato de brincar evidencia a liberdade das crianças indígenas no processo de (re)apropriação dos valores culturais, entre os quais, o "saber da criança" mescla-se ao "saber sobre a criança" para construir a noção nativa do "saber tornar-se criança", condições antropológicas que reclamam a tradução intercultural dos direitos voltados às crianças indígenas.

Palavras-chave : Brinquedos; crianças indígenas; coleções etnográficas; direitos.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License