SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Crianças, jovens e suas famílias nas esquadrias da epidemia do HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

LEVINZON, Gina Khafif. A curiosidade na adoção: terreno pantanoso ou saúde psíquica?. Desidades [online]. 2015, vol.7, pp. 10-20. ISSN 2318-9282.

Este artigo aborda o tema da curiosidade no universo da adoção. São ressaltados os aspectos que indicam saúde psíquica, assim como aqueles que denotam um bloqueio de recursos pessoais essenciais ligados à busca de conhecimento. As angústias dos pais adotivos, seu medo de perder o filho, suas dificuldades em relação a viver o luto de sua esterilidade ou de reconhecer as diferenças entre eles e a criança, entre outras, podem levá-los a desestimular o adotado a pesquisar sua história. Da mesma forma, este último pode apresentar resistências a fazê-lo em função das dores inerentes a este processo. A possibilidade de sentir e de expressar curiosidade é considerada uma medida de saúde mental, especialmente na criança ou adolescente adotados, que têm diante de si a tarefa de construir um sentimento de identidade sólido apesar das lacunas e traumas vividos. É apresentado um caso clínico, no qual havia por parte dos pais intensa dificuldade em contar à filha que ela era adotada, o que resultava em prejuízos importantes no seu desenvolvimento. O trabalho psicanalítico com a criança e o acompanhamento regular em consultas com os pais permitiram que fosse retomado o caminho para o crescimento.

Palavras-chave : curiosidade; adoção; pais adotivos; psicoterapia psicanalítica; dificuldades de aprendizagem.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License