SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8“Redimir a política”: experiências de militância de jovens evangélicos da Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

CORREA, Carolina Salomão  and  SOUZA, Solange Jobim e. O que será o amanhã?: Expectativas de jovens sobre futuro, política e trabalho. Desidades [online]. 2015, vol.8, pp. 19-29. ISSN 2318-9282.

A partir de uma experiência de pesquisa para o desenvolvimento de uma série dedicada ao público jovem, esse artigo destaca as expectativas desse grupo etário em relação ao futuro, trabalho e política. Convergindo dados estatísticos e depoimentos, percebemos que o futuro narrado pelos jovens é permeado por incertezas e o momento da inserção profissional é vivenciado entre tensões e dúvidas. Somado a isso, há um contexto sociopolítico que não inspira confiança e um sentimento difuso de descrença na política e nas instituições. Esse texto tem como objetivo descrever brevemente o processo da investigação - estratégias metodológicas e enfoques de análise - e apresentar algumas conclusões sobre o modo como os jovens manifestam as angústias geradas pelas temáticas do trabalho, política e futuro. Essa opção decorre da percepção da centralidade desses temas nos discursos dos jovens representada na forma de mal-estares e controvérsias ligados ao viver o presente e pensar o futuro.

Keywords : juventude; futuro; trabalho; política.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License