SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10A proibição legal de castigos físicos na infância: alguns contrastes entre Brasil, Uruguai e França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

SANT`ANNA, Ana Carolina Videira; LIMA, Silvana Mendes; QUEIROZ, Suanny Nogueira de  e  SILVA, Vanessa Monteiro. Entre músicas e rimas: jovens pesquisando jovens. Desidades [online]. 2016, vol.10, pp. 29-40. ISSN 2318-9282.

Este artigo situa alguns desafios frente à construção coletiva de um trabalho de pesquisa voltado a jovens residentes de uma região periférica da cidade de Niterói-RJ. Trata-se do Espaço Cultural da Grota, que trabalha com a formação musical desta população específica. Neste percurso, discorremos acerca dos labirintos e das saídas possíveis que povoam o encontro entre os aprendizes de música e o aprendiz-pesquisador, em especial a partir de um trabalho de pesquisa que escolheu chegar a campo sem a rima pronta. Como ferramenta metodológica, elegemos a pesquisa-intervenção (Rocha; Aguiar, 2003), que privilegia uma maneira de pesquisar interessada em partilhar coletivamente os impasses vividos por jovens de modo a localizar saídas frente às formas de vida vigentes. Nesta partilha, instaurou-se tanto para os aprendizes de música como para os aprendizes pesquisadores um trajeto com encontros consistentes que comportaram o inusitado e os desassossegos disparadores de novos movimentos.

Palavras-chave : juventudes; periferias; devir; arte; música.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License