SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11A experiência de jovens mulheres como combatentes da guerrilha das FARC e do ELNQuando e como a proteção da infância é um valor para os adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

DRIVET, Leandro. Além do patriarcado: a infância e a maternidade em Nietzsche. Desidades [online]. 2016, vol.11, pp. 41-50. ISSN 2318-9282.

Principalmente em Assim Falou Zaratustra, Nietzsche focaliza a infância e faz aportes significativos para o desenvolvimento de uma perspectiva que tenha, como objeto de estudo específico, o mundo da infância. Confrontado com a redução da infância (ou de parte dela) à “minoria de idade”, e com as exigências utilitárias ou ascéticas da moralidade convencional, Nietzsche postula o “país dos filhos" e sonha com uma “segunda inocência”. Ela é equivalente à consumação dos ideais estéticos e éticos do super-homem. Suas contribuições para uma reflexão sobre a infância destacam a violência social específica contra as crianças, e estão intrinsecamente ligadas à redefinição do “materialismo” que concebeu contra a exageração religiosa do pudor e a idealização romântica da infância.

Palavras-chave : materialismo; infância; Nietzsche; patriarcado.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License