SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Infância maia guatemalteca: vulnerabilidade nutricional e políticas públicas para seu enfrentamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

BOGOSSIAN, Thiago. O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças. Desidades [online]. 2017, vol.15, pp. 22-33. ISSN 2318-9282.

O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suas contribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito de questões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre os métodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No caso da pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográfico para a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncios elaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que as educadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão, da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil de modo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.

Keywords : relações de gênero; etnografia com crianças; Educação Infantil; gênero na infância.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License