SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Risco e vulnerabilidade: pontos de convergência na produção brasileira sobre juventudes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

SILVA, Marjorie Thaynnan Pereira da; SOUZA, Epitácio Nunes de  e  VIANA, Normando José Queiroz. “É o preço de um almoço”: Reflexões sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no sertão do pajeú1 pernambucano - Brasil. Desidades [online]. 2018, n.18, pp. 8-19. ISSN 2318-9282.

Este artigo busca compreender os fatores envolvidos no fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes - ESCCA - a partir da percepção de caminhoneiros que cruzam as estradas e rodovias do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O grupo de amostragem foi composto por 21 caminhoneiros que utilizam os postos de gasolina instalados próximos à BR 232, no município de Serra Talhada, como ponto de apoio e local de pernoite. A desigualdade social, a cultura adultocêntrica e as relações de gênero figuram como importantes fatores que parecem contribuir para o processo de naturalização do fenômeno entre os sujeitos investigados. Apesar de conceberem criança e adolescente como sujeitos em desenvolvimento, entre muitos caminhoneiros, a recusa ou reprovação à prática da ESCCA está mais associada ao medo das implicações legais do que ao necessário e adequado processo de esclarecimento e conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Palavras-chave : ESCCA; caminhoneiros; criança e adolescente.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License