SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18“É o preço de um almoço”: Reflexões sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no sertão do pajeú¹ pernambucano - BrasilInfância e ditadura: as marcas de uma experiência de controle e disciplinamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

NEGREIROS, Daniele Jesus; GOMES, Isadora Dias; COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues  and  XIMENES, Verônica Morais. Risco e vulnerabilidade: pontos de convergência na produção brasileira sobre juventudes. Desidades [online]. 2018, n.18, pp. 20-33. ISSN 2318-9282.

Nos estudos sobre juventude, é comum que categorias como vulnerabilidade e risco sejam mencionadas, estabelecendo-se uma relação direta, como se houvesse um determinismo entre elas. A problematização desses conceitos pode nos levar a alguns questionamentos sobre a construção social do significado de “juventude” e também sobre aproximações entre esses conceitos que orientam formas de nomear e compreender as características culturais relacionadas a esse período da vida chamado juventude. O presente artigo tem como objetivo levantar alguns pontos de convergência e de distanciamento entre as categorias “risco” e “vulnerabilidade” nos estudos sobre juventudes, não admitindo como natural essa relação, mas buscando problematizá-la, compreendendo seu movimento histórico. Além disso, discutimos conceitualmente as categorias envolvidas na problemática, considerando as diferentes concepções de vulnerabilidade e de risco, pensando não apenas suas negatividades, mas também as potências que promovem nas discussões atuais, tal como vêm sendo compreendidas nos estudos das Ciências Humanas e Sociais.

Keywords : risco; vulnerabilidade; juventude.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License