SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Maternidade adolescente no contexto das ruasAs principais violações de direitos de crianças e adolescentes em Heliópolis: São Paulo/Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

ANDRADE, Thais Afonso  and  LIMA, Albenise de Oliveira. Violência e namoro na adolescência: uma revisão de literatura. Desidades [online]. 2018, n.19, pp. 20-35. ISSN 2318-9282.

A violência no namoro é considerada um problema de saúde pública e refere-se à violência física, sexual, psicológica ou emocional, como também à perseguição, em um relacionamento amoroso. O presente artigo objetiva analisar a produção científica sobre a violência no namoro entre adolescentes nos idiomas português e espanhol no período que compreende os anos de 2006 a 2016 por meio de uma revisão sistemática da literatura especializada. Conclui-se que a temática ainda é pouco estudada no cenário científico brasileiro, além de apresentar aspectos que diferem da violência contra a mulher, por parceiro íntimo. Diante disso, sugere-se a realização de novos estudos de modo a contribuir com o aprofundamento e amplitude da temática em questão.

Keywords : violência no namoro; adolescência; gênero.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License