SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’sEducação democrática, sem medo e sem mordaça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

COUTO, Gustavo Belisário d'Araújo  e  BORGES, Antonádia Monteiro. Ser criança em movimento: ontologias e alteridade na pesquisa com crianças. Desidades [online]. 2018, n.21, pp. 83-93. ISSN 2318-9282.

Neste artigo, convidamos os leitores a rejeitar classificações apriorísticas do que é ser criança e ser adulto, rural e urbano. Para alguns sujeitos com quem fizemos a pesquisa, ser criança é entendido como uma substância que atravessa não só as crianças, mas também os adultos. Levando a sério essa negação de uma alteridade fundamental entre crianças e adultos, lançamos questões epistêmicas sobre pesquisar com crianças de forma a dar conta de suas múltiplas ontologias. Inspiramo-nos pela proposta epistemológica e teórica do autor sul-africano Archie Mafeje e sua crítica às taxonomizações feitas pela Antropologia.

Palavras-chave : criança; movimento; rural; taxonomia.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License