SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Ser criança em movimento: ontologias e alteridade na pesquisa com crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

MARTELLO, Andréa; SILVA, Jane Santos da  and  FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação democrática, sem medo e sem mordaça. Desidades [online]. 2018, n.21, pp. 94-110. ISSN 2318-9282.

Nesta entrevista, o Projeto de Lei “Escola sem Partido” é abordado por diversos aspectos, por exemplo, ao analisar os efeitos da chamada pedagogia do medo. A reflexão vai se desdobrar em discussões sobre a corrosão que a educação, os partidos, a sociedade e o povo brasileiro têm sofrido diante das investidas neoliberais e do avanço do ultraconservadorismo no Brasil contemporâneo. A exploração tão pertinente desse tema não foge à complexidade das encruzilhadas ético-morais e teóricas que ora paralisam ora revitalizam os educadores brasileiros nesse contexto. Assim, a entrevista traz contundentes reflexões sobre a propagação do discurso de ódio entre crianças e adolescentes na escola, a crescente redução da educação aos interesses do mercado privado e o fundamentalismo religioso.

Keywords : escola sem partido; controle ideológico; educação democrática.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License