SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Morte e vida na adolescência: da dor e da delícia de ser jovemTornar-se adolescente: o corpo como cenário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

NICODEMOS, Julio Cesar de Oliveira. Os “estranhos na cidade”: a clínica e a atenção psicossocial num caso de vulnerabilidade social. Desidades [online]. 2019, n.22, pp. 23-32. ISSN 2318-9282.

O presente artigo apresenta a formação de dispositivos de segregação que se formam na pólis a partir de saberes operados por profissionais em diferentes instituições que acolhem adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial, os transformando em atores “estranhos à cidade”. Demonstraremos como um fazer clínico-político pode emergir, a partir da escuta de cada sujeito, como um dispositivo de resistência a esse processo, permitindo que cada sujeito possa se relançar no mundo e nos laços sociais através de outras marcas que não aquelas que lhes são impostas por tais saberes (delinquentes, dependentes químicos, perigosos, etc.). Neste processo, ilustraremos com um caso de um sujeito psicótico acompanhado pela Equipe de Referência Infanto-Juvenil para ações de atenção ao uso de Álcool e outras Drogas (ERIJAD).

Palavras-chave : segregação; clínico-político; adolescentes; medidas socioeducativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License