SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Institucionalização da juventude pobre no Brasil: questões históricas, problemas atuais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

SILVA, Paulo Roberto da  and  MAYORGA, Claudia. Jovens nem nem brasileiros/as: entre desconhecimento das experiências, espetacularização e intervenções. Desidades [online]. 2019, n.23, pp. 10-23. ISSN 2318-9282.

A preocupação com a continuidade do social e os modos ideais de integração dos/as jovens na sociedade, principalmente os/as de origem popular, torna os jovens nem nem um campo propício de intervenções por diferentes atores da sociedade. Os incômodos com a inatividade dos/as jovens pobres estão presentes ao longo da história da juventude brasileira e, na atualidade, é sob o nome de jovens nem nem que determinadas parcelas da juventude têm ganhado grande destaque na mídia, nos projetos sociais e nas políticas públicas. Analisamos como a construção do lugar de problema social para os/as jovens chamados/as nem nem é sustentada por um desconhecimento das experiências dos/as jovens pobres, uma espetacularização do fenômeno e pela constituição de um conjunto de práticas para solucioná-lo. Refletimos como essas nomeações reatualizam a noção de jovens perigosos/as do passado e constroem práticas sociais paradoxais.

Keywords : jovem nem nem; jovem pobre; mídia; intervenção; experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License