SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Institucionalização da juventude pobre no Brasil: questões históricas, problemas atuaisOs jovens e os velhos: uma atualização de um embate frente a algumas questões nacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

ANDRADE, Iara  and  AUTRAN, Paula. Projeto de Vida Titanzinho: jovens e direitos humanos. Desidades [online]. 2019, n.23, pp. 36-47. ISSN 2318-9282.

O Serviluz, oficialmente denominado como Cais do Porto, é um bairro da cidade de Fortaleza, Ceará, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, com alto índice de violência, baixo nível de desenvolvimento humano e uma grande população de jovens em situação de risco. Em 2015, foi realizada uma atuação com os jovens da comunidade com a proposta de trabalhar um Projeto de Vida. Em 2016, o projeto foi nomeado como Projeto de Vida Titanzinho e passou a atuar com a temática de Direitos Humanos, tendo como objetivo provocar reflexões, discussões e ações sobre o assunto. A metodologia envolveu roda de conversa, apresentação e construções de conteúdos, palestras, atividades de campo e grupos de arte. Como resultados das intervenções, foi possível perceber que os jovens apresentaram conhecimentos mais elaborados sobre os direitos humanos e relacionados aos temas trabalhados durante o ano.

Keywords : direitos humanos; Serviluz; psicologia social; educação informal; Projeto de Vida Titanzinho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License