SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24“Você sabe o que seu filho está fazendo neste momento?”: Políticas da última ditadura argentina em torno da infância e da juventudeSintomas do mal-estar na universidade brasileira: onde estamos e para onde vamos?: Mesa redonda realizada no “Ciclo de Debates: Subjetividade, Descolonialidade e Universidade” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

LARA, Juliana Siqueira de et al. Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes. Desidades [online]. 2019, n.24, pp. 18-41. ISSN 2318-9282.

O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográficos do periódico DESidades, ao longo de 2015 a 2018. Seus resultados revelam um número expressivo de obras lançadas no continente latino-americano e apontam a área da Educação como a que mais concentra as publicações nesses campos. As temáticas educacionais do ensino/aprendizagem e propostas curriculares são aquelas que se destacam nas obras encontradas, que majoritariamente não mencionam as crianças e jovens como objeto de sua discussão e análise. Nesse sentido, o estudo interroga a invisibilidade dada à subjetividade daqueles que caracterizam os campos da infância e juventude. Observou-se, também, a pouca notoriedade dada a determinadas temáticas, tais como crianças indígenas e quilombolas, no campo de estudos da infância e juventude da América Latina.

Palavras-chave : produção bibliográfica; infância; juventude; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License