SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

BORGES, Claudia Andréa Mayorga; COSTA-MOURA, Fernanda  e  SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Sintomas do mal-estar na universidade brasileira: onde estamos e para onde vamos?: Mesa redonda realizada no “Ciclo de Debates: Subjetividade, Descolonialidade e Universidade”. Desidades [online]. 2019, n.24, pp. 42-59. ISSN 2318-9282.

O encontro aqui transcrito discute os sintomas do mal-estar na universidade brasileira e aponta pistas em relação a como re-situar o papel da universidade pública na construção de mediações simbólicas necessárias ao debate público dos desafios do tempo presente. Discute-se a condição subjetiva dos alunos incluídos pelos processos de democratização das universidades e o tipo de herança que se constitui com as cotas, sociais e raciais, que demanda que a universidade repense seu modo de operar. Defende-se que a ação universitária deva ser mais participativa na sociedade, através de programas de extensão, por exemplo, bem como se evidencia que está ao seu alcance buscar uma maior integração, no sentido de aproximar disciplinas distintas, mas necessárias à ação em um campo comum.

Palavras-chave : universidade pública; transmissão; extensão universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License